Status das Sondas: SS Urca

Drillfloor é instalado com sucesso.

Foi realizada com sucesso, no último dia 29 de setembro, a instalação do Drillfloor da sonda de perfuração do tipo semissubmersível Urca, no estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ).

O Drillfloor - estrutura onde são instalados os equipamentos de perfuração juntamente com a torre (Derrick)- foi colocado acima da abertura existente na região central da plataforma (moon pool), que permite a passagem de cargas do convés para o mar e vice-versa.

A construção da SS Urca utiliza técnicas modernas de acabamento avançado, permitindo que as estruturas hoje edificadas apresentem estágio de completação elevada com equipamentos, tubulações, cabos instalados e pintura.

O BrasFELS, além ser responsável pela construção do Topside, fará ainda a integração de toda a unidade e, posteriormente, testará o comissionamento dos equipamentos e sistemas para permitir o início da operação. Atualmente cerca de 1.500 empregados diretos são gerados pela obra.

A SS Urca é a primeira das seis sondas (Urca, Frade, Bracuhy, Portogalo, Mangaratiba e Botinas) a serem entregues pelo BrasFELS e sua conclusão está prevista para dezembro de 2015, com 55% de conteúdo nacional. A sonda faz parte do pacote de 28 sondas afretadas pela Petrobras junto à empresa Sete Brasil em 2012 e atenderão às demandas do pré-sal.

Confira abaixo as fotos da instalação do Drillfloor.

*Megablocos são grandes estruturas metálicas que, unidas, formam a parte superior da sonda, chamada de Topside, onde estão instalados os oito conjuntos: motor-gerador, bombas de lama, sala de painéis elétricos, parte das acomodações, além de diversos outros equipamentos necessários para o funcionamento da unidade.


Atualizado em 2014-10-09T19:03:00

Meu Carrinho de Downloads

Selecione os arquivos de seu interesse no site e gerencie o download.

Arquivos Selecionados