Status das Sondas: NS Arpoador

O navio-sonda Arpoador parte em direção ao Brasil

No dia 7 de outubro, última terça-feira, o casco do navio-sonda Arpoador, que está sendo construído pelo estaleiro Jurong, deixou Cingapura com destino ao Brasil. O transporte está sendo executado com auxílio da embarcação HLV (Heavy Lift Vessel) “Black Marlin”, da empresa Dock Wise. A viagem tem previsão de duração de aproximadamente 30 a 35 dias e a sonda deverá chegar ao Brasil entre 7 a 15 de novembro, para iniciar os trabalhos de montagem dos módulos de acomodação e de perfuração.

O processo teve início no dia 2 de outubro, quinta-feira, com a desatracação do navio no estaleiro Jurong (Cingapura) para ser rebocado até o local de sua ancoragem, no largo do estaleiro. Em seguida, ocorreu a operação de posicionamento do navio-sonda sobre o Black Marlin (load in), por meio do afundamento controlado do navio transportador e o carregamento da NS Arpoador sobre o seu convés de carga.

Logo após, o Black Marlin foi lentamente deslastrado1, voltando a seu calado2 de viagem, o que colocou o casco da sonda completamente fora d’água (dry tow). Posteriormente, foi executado o sea fastening do casco da Arpoador, com o objetivo de impedir a movimentação do mesmo durante a travessia oceânica.

O casco irá desembarcar no Rio de Janeiro. A operação será realizada na Baía de Guanabara, que oferece condições ideais para a operação de descarga. Após ser retirado do Black Marlin, o casco do NS Arpoador será rebocado para o Espírito Santo - operação que deve consumir de uma semana a até dez dias.

Além do NS Arpoador, o Jurong construirá outros seis navios-sondas encomendados pela Sete Brasil – Guarapari, Camburi, Itaoca, Itaúnas, Siri e Sahy - todos afretados à Petrobras.

Clique aqui e confira na galeria de fotos (Estaleiro Jurong Aracruz – EJA) o passo a passo da operação.

(1) A água utilizada para aumentar o calado de um navio é lançada ao mar, para o mesmo ser tornado mais leve (calado menor).

(2) É a designação dada à profundidade que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação. Distância da linha d’água de uma embarcação até o seu chapeamento do fundo.


Atualizado em 2014-10-13T10:39:37

Meu Carrinho de Downloads

Selecione os arquivos de seu interesse no site e gerencie o download.

Arquivos Selecionados