Status das Sondas: SS Frade

Está a caminho do Brasil parte do casco da SS Frade

Foi realizado com sucesso, no dia 9 de outubro, o carregamento (load out) da parte inferior do casco (lower hull1) da sonda de perfuração do tipo semissubmersível Frade, no navio transportador Blue Marlin, da empresa Dock Wise.

O navio Blue Marlin iniciou a operação de transporte do lower hull no dia 11 de outubro, partindo do estaleiro KeppelFels (Cingapura), com destino ao estaleiro Brasfells (Brasil) - onde será dada continuidade à construção da sonda.

A SS Frade é a segunda das seis sondas (Urca, Frade, Bracuhy, Portogalo, Mangaratiba e Botinas) a serem entregues pelo BrasFELS e sua conclusão está prevista para dezembro de 2015, com 55% de conteúdo nacional. A sonda faz parte do pacote de 28 sondas afretadas pela Petrobras junto à Sete Brasil que atenderão às demandas do pré-sal.

O BrasFELS, além ser responsável pela construção do Topside2, fará ainda a integração de toda a unidade e, posteriormente, testará o comissionamento dos equipamentos e sistemas para permitir o início da operação. As Acomodações e o Drillfloor3 estão em fase de construção em Cingapura.

(1) É um bloco onde estão instaladas partes dos sistemas navais, de armazenamento e de propulsão da unidade. Além dos tanques de lastro e combustível, lama sintética e água potável.
(2) É a parte superior da sonda, onde estão instalados os oito conjuntos: motor-gerador, bombas de lama, sala de painéis elétricos, parte das acomodações, além de diversos outros equipamentos necessários para o funcionamento da unidade.
(3) Deck de perfuração.

Clique aqui e confira na galeria de fotos (Estaleiro BrasFELS/Keppel) o processo de descarregamento do Lower Hull.


Atualizado em 2014-10-16T18:35:54

Meu Carrinho de Downloads

Selecione os arquivos de seu interesse no site e gerencie o download.

Arquivos Selecionados