Sustentabilidade é um dos valores da Sete Brasil. Desde sua constituição, a empresa está comprometida com a gestão sustentável de seus ativos, envolvendo a cadeia de valor na administração transparente dos riscos socioambientais, no desenvolvimento de pessoas e comunidades e no fortalecimento da cultura de sustentabilidade.

Durante o ano de 2013, foi realizado o planejamento da gestão de Sustentabilidade da empresa, com a finalidade de promover o alinhamento entre a visão estratégica do negócio e os temas socioambientais, i) integrando a perspectiva dos acionistas, cliente e demais partes interessadas; ii) preparando a empresa em relação a exigências do mercado e da sociedade; e iii) fortalecendo a sustentabilidade como um dos valores da empresa.

Como resultado desse processo, foram definidas as Diretrizes de Sustentabilidade da Sete Brasil. São elas:

Riscos Socioambientais

Adequada gestão dos riscos socioambientais em todas as etapas de nossa cadeia de valor, da construção até a operação de nossos ativos;

Pessoas e Comunidades

Promoção de um ambiente de trabalho sustentável, com funcionários conscientes e comprometidos com os temas socioambientais. Com base em alianças, promoção do desenvolvimento local e inclusão social por meio da formação profissional, com priorização de mão de obra e fornecedores locais;

Cultura de Sustentabilidade

Transparência e responsabilidade na prestação de contas do desempenho socioambiental. Estímulo aos parceiros de negócio para que busquem padrões elevados de performance sustentável;

Articulação para a Sustentabilidade

Engajamento das partes interessadas em propósitos e agenda de compromissos comuns como meio para alcançar o objetivo da Política;

Valor Sustentável

Formação profissional como ativo de valor compartilhado e compromisso com a qualificação de mão de obra, em âmbito nacional, para o setor. Desenvolvimento de projetos estratégicos nacionais em cultura, educação e meio ambiente que venham a apoiar e fortalecer o Brasil.

 

Compromisso com o desenvolvimento local

A Sete Brasil tem como uma de suas diretrizes de sustentabilidade o compromisso de compreender e respeitar as comunidades da área de influência do Projeto Sondas. Por isso, a Companhia apoia e investe no desenvolvimento socioeconômico dessas regiões, buscando deixar um legado positivo.

Assim foi concebido o Conexão, um programa de investimento social da Sete Brasil que contribui para o desenvolvimento de profissionais para o mercado de trabalho local e apoia a gestão de pequenos negócios.

 

Programa Conexão

O Conexão surgiu a partir de um diagnóstico socioambiental das comunidades de influência do Projeto Sondas. Identificou-se que uma série de oportunidades surgiriam nos setores de serviços, alimentação, hotelaria, comércio e que seriam necessários profissionais e empreendimentos locais preparados para este novo cenário.

O programa, em execução desde o final de 2012 em Ipojuca/PE e Maragojipe/BA – localidades onde estão os estaleiros Atlântico Sul (EAS) e Enseada Indústria Naval, respectivamente, foi temporariamente suspenso a partir de março de 2015, sem data para reinício. A Rede Cidadã, uma organização da sociedade civil com ampla experiência e presença nacional, é a responsável pela implantação e operação do programa a partir de três eixos: empregabilidade, aprendizagem e empreendedorismo.

No eixo empregabilidade, o objetivo é desenvolver e preparar jovens e adultos para as oportunidades do mercado de trabalho local. Complementarmente, o eixo aprendizagem está focado na formação técnico-profissional e inserção de Jovens Aprendizes no mercado, atendendo às cotas obrigatórias de contratação. No eixo empreendedorismo, o foco é a profissionalização de pequenos negócios, tendo como base o acompanhamento de voluntários.

Em quase dois anos de execução, mais de 2,5 mil jovens (a maior parte mulheres com até 30 anos e renda familiar mensal de mil reais) passaram pelas etapas de preparação e treinamento do programa. Destes, 1003 foram inseridos no mercado de trabalho, o que representa um marco muito importante para o Projeto. Em paralelo, o Conexão apoia mais de 40 pequenos empreendimentos em diversos setores – serviços, alimentação, comércio e produção agrícola.

ltima atualizao em 2015-04-27T14:37:26

Meu Carrinho de Downloads

Selecione os arquivos de seu interesse no site e gerencie o download.

Arquivos Selecionados